segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estatuto da Juventude foi aprovado na Câmara dos Deputados

 Estatuto da Juventude (PL 4529/04) aprovado na Câmara dos Deputados vai beneficiar 48 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos. O projeto define diretrizes para o governo criar e organizar políticas públicas para esse segmento da população. 


O projeto, apresentado pela Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude, teve como relatora a deputada Manuela D´Ávila, do PCdoB do Rio Grande do Sul, que fez mudanças no texto original.


Em vez do direito ao transporte gratuito para todos os estudantes previsto no texto original, por exemplo, o texto aprovado diz que os programas de transporte escolar vão ser estendidos de forma progressiva aos jovens estudantes de todos os níveis educacionais, no campo e na cidade. Já o desconto de 50% nas passagens intermunicipais e interestaduais vai obedecer às legislações federal, estaduais e municipais.


Para melhorar o ensino, Manuela D´Ávila incluiu como prioridade a universalização da educação em tempo integral. Nas escolas, os professores deverão abordar temas como o consumo de álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e impactos da gravidez, planejada ou não.


O Estatuto da Juventude também garante a meia-entrada aos estudantes de 15 a 29 anos em eventos artísticos e culturais, de entretenimento e de lazer em todo o território nacional. Entretanto, o tema gerou polêmica, porque incluiria os jogos da Copa de 2014. Na opinião da deputada Manuela D´Ávila, não existem motivos essa polêmica.


"Eu acho que aqui há uma grande confusão entre Copa e meia-entrada. A meia-entrada que nós estamos aprovando é para todos os dias, mas se houver, por parte do governo, alguma vontade de restringir esse direito, será específico com relação à Copa, e não cabe, numa lei geral [como o Estatuto] tratar de especificidades, cabe tratar de todos os dias. O povo brasileiro vive todos os dias, não vive apenas os dois meses da Copa e é disso que a lei trata."


A secretária nacional da Juventude, Severine Macedo, destaca que muitas partes do projeto ainda devem ser regulamentadas, mas acredita que a aprovação do Estatuto foi uma vitória.


"O Estatuto permitirá o reconhecimento dos direitos e a definição do sistema que vai viabilizar e ajudar a fortalecer a gestão das políticas públicas no governo federal, nos estados e nos municípios."


Para estimular a profissionalização, o Estatuto prevê que o Poder Público terá de realizar ações voltadas ao preparo para o mercado de trabalho. Programas de primeiro emprego e a introdução da aprendizagem na administração pública direta devem ser priorizados.


O presidente da UNE, a União Nacional dos Estudantes, Daniel Iliescu, também considera a aprovação do Estatuto da Juventude uma grande conquista.


"É a instituição de um sistema legal que consolida e aprofunda a conquista da PEC da Juventude, que incluiu na Constituição Federal a juventude como um sujeito de direitos e, portanto, objeto de políticas públicas.


O Estatuto da Juventude segue para análise do Senado. O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, afirmou que os senadores devem mudar o texto. Entre os pontos a serem alterados, ele destacou a parte que assegura o pagamento de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e de lazer.

Participe da Juventude do PSD-Maricá

À Juventude do Partido Social Democrático de Maricá, está se organizando para debater coletivamente o futuro de Maricá, e abordar temas de seu interesse, jovem maricaense! 

Se você quer um futuro melhor para você e para sua cidade, venha participar da Juventude do PSD-Maricá. Faça parte de uma Juventude atuante, vamos juntos construir um grande projeto de renovação política para Maricá, a sua participação é de suma importância para mudarmos a realidade da nossa cidade.